Dicas de viagem para Bali, Indonésia

1.Melhor época para visitar a Bali

Os melhores meses para fazer uma Viagem a Bali são de abril a outubro, quando o clima é ideal para visitar várias ilhas, praticar snorkeling e nadar nas belas praias. E deve evitar os meses de novembro a março todos os anos, pois esta é a estação das chuvas na ilha.

 

2.Visto para a Indonésia

Os portadores de passaporte dos seguintes países/territórios não necessitam de obter visto (isenção de visto) quando entram na Indonésia para fins turísticos: Brunei, Filipinas, Camboja, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Timor Leste e Vietname.

Outros passaportes necessitam de ter um visto para a Indonésia [visto à chegada ou visto eletrónico (e-Visa)] e o pedido de um e-Visa pode ser feito através do site abaixo:

https://evisa.imigrasi.go.id/web/services

 

Na nossa experiência, deve solicitar e receber o E-Visa para a Indonésia antes de voar para o país, em vez de obter um visto à chegada. A razão é que solicitar e receber o E-Visa indonésio por conta própria é rápido e simples. Além disso, com o E-Visa disponível, quando chegar a Bali ou a outros aeroportos na Indonésia, poderá entrar no país rapidamente e não terá de esperar muito tempo no aeroporto para solicitar um visto indonésio à chegada.

 

Quando iniciar o processo de pedido ou após receber o seu E-Visa, reserve algum tempo para verificar e certificar-se de que todas as informações do E-Visa correspondem exatamente às informações do seu passaporte e do seu voo internacional (por exemplo: nome completo, número do passaporte, data de validade, data de nascimento, sexo, período de entrada na Indonésia, nome do aeroporto/cidade ao entrar na Indonésia, etc.)

 

Para mais detalhes sobre os países que necessitam ou não de solicitar o visto (isenção de visto), abra o link abaixo do governo indonésio:

https://www.imigrasi.go.id/wna/daftar-negara-voa-bvk-calling-visa

 

3.O que fazer e o que não fazer em Bali

Algumas palavras úteis tornam a sua viagem mais fácil

Olá => Halo ; Sim => La ; Não => Tidak ; Obrigado => Terimah Kasih ; Desculpa => Saya minta maaf

Vestir-se adequadamente

Ao explorar Bali, vista-se adequadamente, especialmente quando visitar templos e locais sagrados. Use roupa que cubra os ombros e os joelhos. Os sarongues são frequentemente fornecidos nas entradas dos templos se não estiver vestido adequadamente, mas é uma boa ideia vir preparado com o seu próprio.

Respeitar a religião local e os lugares sagrados

Em Bali, a religião desempenha um papel vital na vida diária. A maioria dos balineses pratica uma forma única de hinduísmo, e os seus templos e locais sagrados estão espalhados por toda a ilha. É essencial demonstrar respeito ao visitar estes locais, mesmo que não partilhe as mesmas crenças.

Troque dinheiro em casas de câmbio legalizadas

Há muitos cambistas em Bali, mas nem todos são confiáveis. Certifique-se de trocar sua moeda em casas de câmbio licenciadas e de boa reputação para evitar fraudes ou receber notas falsas. Verificar a taxa de câmbio atual antes de viajar também pode ajudar a identificar possíveis discrepâncias.

Traga dinheiro local

Embora os pagamentos com cartão sejam amplamente aceites em muitas áreas de Bali, também é uma boa ideia levar algumas rupias indonésias para locais que não aceitam cartões de crédito. As notas de baixo valor são especialmente úteis para táxis, pequenas lojas e mercados locais.

Beba apenas água engarrafada

Não é recomendado beber água da torneira na Indonésia. Em vez disso, a melhor solução será comprar água engarrafada em supermercados e lojas locais.

Evite levar excesso de bagagem

Leve pouca bagagem, já que o clima quente de Bali pede roupas leves. Itens essenciais como protetor solar e roupas de banho podem ser facilmente comprados no destino, então não há necessidade de carregar muita coisa.

Não subestime o tempo de deslocamento

Normalmente, leva de 1 a 1h30 para chegar ao aeroporto partindo se ficar alojado de hotéis em Kuta ou Seminyak. Como o trânsito em Bali costuma ser intenso, recomendamos sair com bastante antecedência – principalmente para voos internacionais, para evitar imprevistos como perder o voo.

Não suba às árvores sagradas

Algumas árvores sagradas são consideradas sagradas pelos habitantes locais e são geralmente envoltas em tecidos coloridos. Escalar estas árvores ou mexer nas oferendas é desrespeitoso e ofensivo para o povo balinês.

Não se esqueça de usar um bom capacete na moto

Não importa se está a conduzir uma moto ou a ser passageiro, usar um bom capacete não deve ser negociável. As estradas em Bali são notoriamente caóticas e os acidentes que envolvem turistas acontecem com bastante frequência.

Não ignore a culinária local

Aproveite as delícias gastronômicas de Bali! Não se limite apenas a pratos conhecidos ou restaurantes turísticos. Experimente especialidades locais como Nasi Goreng, Otak Otak, etc. Os vendedores de comida de rua oferecem opções saborosas e acessíveis.

Não nade em águas perigosas

Algumas praias de Bali têm correntes fortes e marés perigosas. Tenha atenção aos sinais de alerta e nade apenas em áreas seguras designadas para evitar acidentes.

 

4.Comidas locais populares em Bali, Indonésia

Nasi Goreng

Nasi Goreng é um tipo de arroz frito indonésio com um tempero rico. Os habitantes locais costumam adicionar muitos temperos, como pimento, cebola, alho e molho de tomate. O Nasi Goreng é frito com marisco e ovos estrelados e servido com massa folhada. Além disso, o Nasi Goreng também pode ser combinado com frango, carne de vaca, etc. Ao comer, sentirá o sabor rico e fresco dos mariscos e o aroma picante característico das pimentas da Índia.

 

Soto Ayam

Soto Ayam é um tipo de canja de galinha que é uma das sopas mais populares do menu indonésio. O prato tem um caldo claro e com baixo teor de gordura, perfumado com alho, cebolinho e açafrão.

Rawon

Rawon é uma sopa de carne com uma cor preta extremamente apelativa. Os principais ingredientes para fazer este prato são a carne de vaca e as sementes pretas Keluak. As sementes pretas de Keluak são completamente fervidas e enterradas em cinzas durante um mês para remover as substâncias tóxicas antes de se tornarem um ingrediente exclusivo para o prato Rawon.

Bakso

O macarrão com almôndega é um prato familiar para os indonésios. As almôndegas são do tamanho de uma bola pequena ou maiores – feitas de frango, carne de vaca, porco ou alguma combinação. Vendido principalmente em carrinhos chamados Kaki Lima, o Bakso está decorado com chalotas fritas, ovos cozidos e wontons.

Bebek Betutu

Bebek Betutu é comparado ao pato de Pequim da China, mas com uma variação muito diferente. Os patos criados durante seis meses serão utilizados como ingrediente principal deste prato. Depois, cozinhe durante cerca de 10 horas para amaciar a carne do pato e mariná-la com especiarias antes de a fritar até ficar crocante. Ao comer Bebek Betutu, sentirá a suavidade, a doçura e o sabor gorduroso da carne, sem que esta fique friável. Pode até mastigar os ossos.

 

Otak Otak

Otak Otak é feito de cavala magra, cuidadosamente embrulhada em folhas de bananeira e grelhada no carvão. A cavala magra é limpa, transformada em puré e marinada com leite de coco, molho de pimenta, erva-príncipe e pimenta. Quando grelhado no carvão, o bolinho de peixe exala um aroma encantador e atraente. As pessoas costumam comer Otak com molho de pimenta misturado com molho de soja fermentado ou molho de amendoim javanês. Hoje em dia, o estilo do bolo Otak é modificado com muitos outros ingredientes, como lulas e caranguejo.

 

Babi Guling

O famoso prato de leitão assado da Ilha de Bali não pode faltar nesta lista. O leitão é coberto com uma camada de açafrão amarelo no exterior, a barriga é recheada com uma mistura de especiarias feita de sementes de coentro, erva-príncipe, limão, folhas de salam, pimenta, pimenta preta, alho, chalotas vermelhas, gengibre e depois espetada num espeto de ferro e grelhada. O produto final do prato são pedaços de carne de porco tenros e suculentos, com uma pele crocante e um sabor salgado. As pessoas costumam comê-lo com arroz e sopa picante.

Jason
    O meu nome é Tu Dao (Jason), CEO e Fundador da Style Travel. Compreendo que viajar para qualquer país com diferenças de língua e cultura pode ser um pouco difícil, especialmente para aqueles que estão a visitar o país pela primeira vez. Assim, gostaria de partilhar notícias e experiências sobre turismo, na esperança de que sejam úteis para a sua viagem pela Ásia. Desejo que você e a sua família tenham uma ótima experiência ao viajar para os nossos países. Boa viagem - com segurança e alegria!