Dicas de viagem para o Laos

1.Melhor época para visitar o Laos

A melhor altura para fazer uma Viagem ao Laos é de outubro a março, quando o clima é ameno e seco. E a melhor altura para viajar de rio é entre novembro e janeiro, quando o rio Mekong, a principal via navegável do Laos, tem níveis de água elevados, o que facilita o transporte.

 

2.Visto para o Laos

Para entrar no Laos para fins turísticos, os cidadãos dos seguintes países podem viajar para o Laos sem visto para o Laos: Espanha, Suíça, Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Grécia, Rússia, Japão, Coreia do Sul e países da ASEAN.

 

E os países abaixo podem obter o visto à chegada ao aeroporto do Laos ou solicitar o E-Visa antes de voar para o Laos e podem candidatar-se através deste link: https://laoevisa.gov.la

 

US, UK, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Itália, França, Países Baixos, República Checa, Polónia, Hungria, Roménia, Bulgária, Irlanda, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, África do Sul, México, Argentina, Colômbia, Peru, Brasil, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Equador, etc.

 

Nos países acima, embora possa obter o Visto à Chegada (VOA), de acordo com a nossa experiência, deve solicitar e receber o E-Visa para o Laos antes de voar para o país, em vez de obter um VOA. A razão é que solicitar e receber o E-Visa para o Laos é agora rápido e simples. Além disso, com o E-Visa disponível, quando chegar ao aeroporto do Laos, poderá entrar no país rapidamente e não terá de esperar muito tempo no aeroporto para solicitar um VOA.

 

Quando iniciar o pedido ou após receber o seu visto eletrónico para o Laos, reserve algum tempo para verificar e certificar-se de que todas as informações do visto eletrónico correspondem exatamente às informações do seu passaporte e do seu voo internacional (por exemplo: nome completo, número do passaporte, data de validade, data de nascimento, sexo, período de entrada no Laos, nome do aeroporto/cidade de entrada no Laos, etc.)

 

3.O que fazer e o que não fazer no Laos

Aprenda algumas frases em Laos

Aprender algumas frases em laosiano é uma boa forma de impressionar e interagir com os laosianos. Ao cumprimentar, pode dizer “Sabai dee”. É o equivalente de “olá” em Laos e significa literalmente “está tudo bem”. Quando se quer agradecer a alguém, diz-se “Khob chai”.

Negocie ao fazer compras

É possível fazer bons negócios comprando em mercados locais ou fazendo compras nas ruas, mas não em centros comerciais que geralmente têm etiquetas de preços nas mercadorias. A melhor dica é reduzir o preço para metade ou, se ainda não estiver satisfeito, simplesmente ir embora com cuidado. Tem o direito de regatear, mas não seja tão ganancioso e forreta.

Traga dinheiro

Quando viajar para o Laos, o dinheiro será o seu melhor amigo, pois algumas pequenas lojas nas ruas só aceitam dinheiro. Com 50 dólares a comprar um pouco mais de um milhão de kip laosianos, torna-se milionário instantaneamente no momento em que chega ao Laos. A moeda do Laos, o Kip, está disponível em notas de 50.000K, 20.000K, 10.000K, 5.000K, 2.000K, 1.000K e 500K.

1 USD equivalerá a cerca de 22.000 Kips Laos

Vista-se com roupas respeitosas

Seja ao visitar pontos turísticos ou apenas caminhar pelas ruas, certifique-se de não estar com roupas muito reveladoras. É importante cobrir os braços, ombros e joelhos –especialmente ao entrar em templos e locais sagrados. Se estiver vestido de forma inadequada, talvez precise usar uma saia laociana antes de entrar nesses lugares.

Tire os sapatos antes de entrar nos templos

Não é necessário tirar os sapatos para circular pela área externa dos templos, mas se quiser entrar nos edifícios sagrados, deve removê-los e deixá-los em um local indicado.

Não dê presentes às crianças

Dar dinheiro, material escolar ou qualquer outro tipo de presente às crianças não as vai realmente ajudar. Em vez disso, encoraja a mendicidade, que já é uma epidemia em muitos países subdesenvolvidos.

Não beba álcool caseiro ou sem rótulo

Quando estiver no Laos, especialmente em Vang Vieng, não beba nenhuma bebida alcoólica caseira ou sem rótulo, pois pode conter substâncias nocivas, principalmente metanol.

Evite andar de moto

Não recomendamos alugar motos no Laos, pois o país é conhecido pelo alto número de acidentes com motocicletas. Mas se você decidir alugar uma, siga todas as orientações de segurança e conheça bem as regras de trânsito antes de se aventurar nas estradas, que podem parecer caóticas.

 

4.Comidas locais populares no Laos

Khao Niaw

Khao Niaw é um prato de arroz glutinoso do Laos, geralmente servido com fatias de manga. Para tornar o arroz glutinoso delicioso e glutinoso, deve ser deixado de molho em água durante a noite antes de ser cozinhado na manhã seguinte, depois transferido para um recipiente coberto e colocado numa panela com água quente.

 

Or Lam

Or Lam é um guisado picante que inclui vegetais como feijão, beringela, erva-príncipe, canela, cogumelos selvagens, ervas, pimenta e Mai Sakaan como componentes principais. Para realçar o sabor desta refeição, esta também pode ser preparada com vários tipos de carne, como carne de vaca, frango ou búfalo. O arroz glutinoso Laosiano pode ser servido juntamente com esta refeição.

 

Larb

Ao visitar o Laos, não pode deixar de descobrir um prato especial chamado “Larb” (também conhecido como salada de carne picada) nos restaurantes locais. A refeição é preparada com carne de porco moída e decorada com hortelã, coentros e cebolinho, além de molho de peixe, limão e pimenta.

 

Sai Oo-ah (Sai Ua)

Sai Oo-ah (Sai ​​​​​​Ua) é uma daquelas refeições laosianas que o farão pedir um segundo prato assim que terminar o primeiro. De acordo com vários bloggers de culinária, “vale a pena vir ao Laos só para experimentar este prato”. Os turistas referem-se ao Sai Oo-ah como salsicha frita/grelhada, que tem um sabor doce e oleoso. Quando servida quente, esta refeição fica ideal numa folha de bananeira.

 

Tam Mak Hoong

A refeição Tam Mak Hoong, vulgarmente conhecida como salada de papaia, tem o equilíbrio ideal de todos os sabores: picante, ácido, salgado e doce. Manga verde, banana verde e outros ingredientes fatiados ou finamente fatiados, combinados com especiarias como molho de peixe, pimenta, limão, sal e açúcar.

 

Sien Savanh

A carne seca ao estilo laosiano é um snack frequentemente consumido com cerveja. O Sien Savanh é produzido com carne de vaca ou de búfalo marinada numa mistura de alho, molho de peixe, gengibre, sementes de sésamo, açúcar, sal e pimenta preta antes de ser seca ao sol. Os habitantes locais preferem cozinhar esta refeição em fogo aberto para obter um sabor fumado, e fica melhor quando consumida com arroz glutinoso ou mergulhada em molho de pimenta.

Jason
    O meu nome é Tu Dao (Jason), CEO e Fundador da Style Travel. Compreendo que viajar para qualquer país com diferenças de língua e cultura pode ser um pouco difícil, especialmente para aqueles que estão a visitar o país pela primeira vez. Assim, gostaria de partilhar notícias e experiências sobre turismo, na esperança de que sejam úteis para a sua viagem pela Ásia. Desejo que você e a sua família tenham uma ótima experiência ao viajar para os nossos países. Boa viagem - com segurança e alegria!