Dica de viagem para a Tailândia
1.Melhor época para visitar a Tailândia
A parte da Tailândia que pretende visitar determinará a altura ideal para viajar para lá, seja visitando apenas a região central com algumas cidades de destaque, como Bangkok, Ayutthaya, Kanchanaburi, ou a região norte com cidades de destaque, como Chiang Mai e Chiang Rai. A melhor época é de Novembro até ao final de Março, porque o clima neste período é seco e muito fresco. De Abril a Outubro, o tempo costuma chover, o que afetará a sua viagem durante este período.
Sobre a região Sul, que está dividida em 4 áreas marítimas, o clima é normalmente o seguinte:
1.Mar de Andamão
Existem 6 províncias que fazem fronteira com o Mar de Andamão, com algumas praias populares, tais como: Phuket, Krabi, Ilha Phi Phi
=> A altura ideal para viajar para o mar de Andamão é de Novembro a Abril. De Maio a Setembro, haverá risco de chuva.
2.Mar do Golfo da Tailândia (Ao Thai)
Existem 5 províncias que fazem fronteira com o Golfo da Tailândia na parte sul, com algumas praias populares, tais como: Koh Samui, Koh Tao, Koh Phangan
=> A melhor época para viajar para o Golfo da Tailândia, no sul, é entre Maio e Setembro. Em abril, pode haver alguma probabilidade aleatória de chuva. Durante o mês de dezembro até fevereiro haverá monções, ondas fortes e chuva.
3.Mar Oriental
As províncias que fazem fronteira com o Mar Oriental têm um total de 4 províncias com algumas praias populares, tais como: Pattaya, Sattahip, Koh Chang, Koh Kood, Koh Mak, Praia de Chao Lao
=> A época apropriada para viajar para o Mar Oriental será entre Novembro e Abril. De Maio a Outubro, pode haver risco de chuva.
4.Mar Ocidental
O mar ocidental do nosso país é o Golfo da Tailândia, que inclui duas províncias e fica perto de Bangkok. Algumas praias populares nesta zona são Cha-am, Hua Hin, Pranburi
=> A época adequada para viajar é entre Novembro e Maio.
=> Assim, na nossa opinião, se quer descobrir o Norte e o Centro da Tailândia, mas também quer aproveitar as melhores praias do Sul, como Phuket ou Krabi, a melhor altura para fazer um Viagem à Tailândia será de Novembro a Março de cada ano.
2.Visto para a Tailândia
Os titulares de passaporte dos seguintes países/territórios não necessitam de obter visto (Isenção de visto) quando entram na Tailândia para fins turísticos e poderão permanecer no Reino por um período não superior a 30 dias em cada visita:
US, UK, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Itália, França, Alemanha, Grécia, Áustria, Bélgica, Países Baixos, Noruega, Polónia, Suécia, Suíça, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Islândia, Irlanda, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Portugal, São Marino, Eslováquia, Eslovénia, Ucrânia, Qatar, Omã, Emirados Árabes Unidos, Maldivas, Bahrein, Kuwait, Andora, Hong Kong, Israel, Macau, Mongólia, Rússia, Japão, Coreia do Sul, Maurícias, África do Sul, Espanha, Argentina, Peru, Brasil, Chile, Coreia, Peru e países da ASEAN.
Outros passaportes e dependendo da sua nacionalidade, precisa de solicitar o visto para a Tailândia antes de voar/entrar no país. Pode também verificar se o seu passaporte está isento de visto ou não, ou solicitar o E-Visa antes de voar/entrar na Tailândia no link abaixo: https://www.thaievisa.go.th/
Ao iniciar o pedido ou após receber o seu visto eletrónico para a Tailândia, reserve algum tempo para verificar e certificar-se de que todas as informações do visto eletrónico correspondem exatamente às informações do seu passaporte e do seu voo internacional (por exemplo: nome completo, número do passaporte, data de validade, data de nascimento, sexo, período de entrada na Tailândia, nome do aeroporto/cidade ao entrar na Tailândia, etc.)
3.O que fazer e o que não fazer na Tailândia
Vista-se respeitosamente quando visitar templos e palácios
Os joelhos e os ombros devem estar cobertos.
Tire os sapatos antes de entrar nos templos
Por vezes, isto também se pode aplicar às lojas, por isso procure placas do lado de fora. Se vir sapatos já alinhados lá fora, tire os seus antes de entrar.
Aprenda algumas frases úteis
Os tailandeses são um povo muito orgulhoso e vão gostar que se interesse pela sua língua. Aqui estão algumas das nossas frases preferidas:
Olá => Sawasdee krap; Obrigado => khawp khun krap; Adeus => Lah gorn ; Bill, por favor – Kep tang krap; Delicioso => Aroi ; Sem tempero => Mai pet ; Sem açúcar => Mai sai nam tam
Carregar dinheiro
É altamente recomendável levar dinheiro em numerário quando for aos mercados da Tailândia. Um cartão de crédito geralmente não funciona em muitas lojas e bancas locais. Alguns alojamentos mais pequenos também preferem aceitar dinheiro.
Cuidado com as burlas
Por falar em Tuk-tuks, cuidado com o golpe do tuk tuk. Se o preço parece demasiado bom para ser verdade, provavelmente é. Isto significa que o levarão a lojas de perfumes, antiquários, joalharias e qualquer outra coisa que consigam que compre.
Aprenda a regatear quando for fazer compras nas ruas
Por exemplo, se for a um mercado de velharias e quiser comprar uma lembrança, pergunte sempre primeiro o preço e negoceie. Se já não baixarem, vá a outra loja e repita. Faça-o algumas vezes noutras lojas próximas e conseguirá o preço mais baixo possível.
Subestime o tempo na estrada
Pode parecer que com um transporte tão amplo e eficiente, consegue chegar aos aeroportos muito rapidamente. Mas não é esse o caso. Nas horas de ponta, Banguecoque é famosa pelas suas estradas congestionadas. Assim, para evitar atrasos como voos perdidos, principalmente em voos internacionais, sugerimos que apanhe um táxi horas antes, calculando o tempo de trânsito.
Tenha cuidado ao desfrutar da vida noturna
Ao aproveitar o seu tempo em Krabi, Banguecoque ou Phuket, certifique-se de que segue as dicas gerais de segurança. Não deixe a sua bebida sem vigilância, evite ir a locais mal iluminados, evite ficar muito embriagado, etc.
Não leve imagens de Buda para fora do país
Embora seja permitido em alguns casos e se tiver sido concedida uma autorização, existem leis sobre quais as imagens de Buda que podem ou não ser levadas para fora da Tailândia. No entanto, as lojas e os vendedores de mercado provavelmente ainda venderão estes produtos sem o informar sobre os regulamentos.
Não fique na soleira elevada de uma casa ou templo
A crença tradicional tailandesa diz que é aqui que residem os espíritos guardiões e, para demonstrar respeito e evitar perturbá-los, deve cruzar o limiar.
Não toque nos monges
As mulheres nunca devem tocar num monge nem entregar-lhe nada diretamente.
Não desrespeite a família real tailandesa
A Tailândia tem leis rígidas sobre isso, que também abrangem as redes sociais.
Não toque na cabeça de um tailandês
A cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo e não deve ser tocada. Há exceções (por exemplo, entre amantes, quando vai fazer uma massagem na cabeça e pais a despentear o cabelo dos filhos), mas, de um modo geral, não corra o risco de ofender alguém tocando-lhe na cabeça.
Não ande de moto sem um bom capacete
Não recomendamos alugar motos, pois a Tailândia é famosa pelos acidentes de moto, mas se alugar em primeiro lugar, preste atenção aos conselhos sensatos sobre as regras de trânsito antes de sair em estradas aparentemente caóticas.
Não nade se houver uma bandeira vermelha na praia
As marés de regresso da Tailândia podem ser violentas, e a água pode ficar agitada durante a estação das chuvas. Por isso, preste atenção à segurança ao nadar durante as viagens à Tailândia.
Não guarde o passaporte como depósito
Existem muitas agências de viagens locais e empresas de aluguer de veículos fraudulentas que lhe pedirão que deposite o seu passaporte em troca do serviço que prestam. No entanto, isso não é essencial para o fazer.
E o seu passaporte é a sua vida quando está num país estrangeiro. Por isso, nunca deixe o seu passaporte longe de si, nem por um segundo. A razão é que os passaportes estrangeiros são muito utilizados indevidamente na Tailândia para realizar atividades ilegais na fronteira.
Não seja enganado com preços falsos para aluguer de veículos
Estes Tuk-tuks e Auto-riquexós não utilizam qualquer medidor para contabilizar o aluguer da viagem. Cobram um valor fixo com base na distância. Mas sabem que os turistas estrangeiros desconhecem esta regra e também desconhecem o percurso mais curto.
Assim, cobram valores muito mais elevados. Para evitar este problema, deve utilizar o serviço Grab, cujo preço já está definido, antes de utilizar o serviço.
Não arrisque a sua saúde com água da torneira
Embora a água da torneira na Tailândia seja potável, não corra riscos enquanto estiver de férias aqui. Além disso, encontrará muitas máquinas de venda automática de água potável na Tailândia para matar a sede enquanto passeia. Embora esta água seja considerada segura, é aconselhável gastar uma pequena quantia de dinheiro para comprar água engarrafada para consumir durante a sua estadia na Tailândia para a sua boa saúde.
4.Comidas locais populares na Tailândia
Pad Thai – Noodles fritos ao estilo tailandês
O Pad Thai, um dos pratos tailandeses mais conhecidos, é facilmente encontrado em Bangkok ou noutros destinos populares na Tailândia. Depois de adicionar alguns rebentos de feijão, ovos e cebolas e misturar durante alguns minutos antes de servir, os visitantes podem também adicionar o macarrão quente cozido na frigideira. Este prato é uma cozinha que estimula o paladar dos clientes com uma combinação de quatro especiarias, incluindo pimenta em pó, molho de peixe, açúcar e amendoim.
Tom Kha Gai – Canja de galinha com galanga de coco tailandês
Uma das 10 comidas tailandesas mais deliciosas, o Tom Kha Kai ou Tom Kha Gai, é um prato de frango feito com galanga que tem o sabor agridoce típico da comida tailandesa. Devido à utilização de leite de coco, galanga, erva-príncipe, pimenta, coentros, cogumelos de palha e frango, esta refeição tem um sabor mais doce, mas picante.
Tom Yum Goong – Sopa picante e ácida ao estilo tailandês
Para criar esta cozinha distinta, o camarão fresco e os cogumelos de palha são combinados com erva-príncipe, pimenta, galanga, folhas de lima, cebolinho, sumo de lima e molho de peixe. É adaptável e funciona bem com pratos que incluem arroz vaporizado ou massa.
Pad Krapow Moo Saap – Carne de porco frita com manjericão
É feito numa frigideira quente usando ingredientes como carne de porco, manjericão, feijão verde, pimenta fresca, molho de soja e um pouco de açúcar. É uma das refeições tailandesas mais conhecidas, servidas ao almoço e ao jantar na Tailândia. Arroz vaporizado e, se desejar, um ovo estrelado (kai dao) são normalmente servidos com esta refeição.
Som Tam – Salada tailandesa de papaia verde
Som Tam, uma salada tailandesa picante com origens no nordeste do país, é feita simplesmente misturando papaia verde picada com camarão seco, tomate, feijão e outros ingredientes. Outros ingredientes que acompanham incluem limão, pimenta, alho e amendoins torrados.
Gaeng Keow Wan Kai – Frango com caril verde
Os principais componentes do Gaeng Keow Wan Kai, também conhecido como frango de caril verde, são o frango fresco picado, os rebentos de bambu, a beringela, os coentros e o manjericão. É preciso misturar uma colherada de caril verde com leite de coco quente para dar à refeição o seu adorável tom verde, e muitas vezes servem isto sobre arroz vaporizado feito com arroz aromático tailandês.
Gaeng Daeng – Caril vermelho
Um dos 10 pratos tailandeses mais conhecidos, criado com frango, camarão, pasta de caril vermelho, leite de coco e algumas folhas de limão picadas para produzir um caril saboroso com um sabor picante característico.