Dicas de viagem para a Malásia

1.Melhor época para visitar a Malásia

Um ponto importante a considerar ao planear uma viagem para a Malásia é decidir qual a melhor época para si. Por exemplo, se quiser evitar as chuvas, então as informações abaixo serão úteis para planear a sua visita a este país:

Malásia Peninsular (Costa Oeste): Kuala Lumpur, Malaca, Penang, Langkawi, Cameron Highlands, Taman Negara: de dezembro a fevereiro é o melhor período, mas de março a agosto são também meses moderadamente bons para ir.

Malásia peninsular (Costa Este): Kota Bharu, Kuala Terengganu, Kuantan, Pulau Redang, Pulau Tioman: Evitar os meses de novembro a fevereiro de cada ano, que apresentam chuvas fortes.

Bornéu Oriental (Sabah): Janeiro a maio é o melhor período, mas junho a outubro também são meses moderadamente bons para ir.

Bornéu Ocidental (Sarawak): Junho a setembro é o melhor período, mas março a maio também são meses moderadamente bons para ir.

 

=>Assim, na nossa opinião, se quiser fazer um Tour Pela Malásia com os destinos mais destacados, como Kuala Lumpur, Malaca, Penang, Langkawi, Cameron Highlands, etc., os melhores meses são de dezembro a fevereiro. Além disso, de março a agosto é também um bom período para visitar o país e deve evitar ir no período de setembro a novembro.

 

2.Visto para a Malásia

Os titulares de passaporte dos seguintes países/territórios não necessitam de obter visto (isenção de visto) quando visitam a Malásia para fins turísticos:

US, UK, Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Áustria, Países Baixos, Suíça, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Islândia, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Belize, Bósnia-Herzegovina, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Uruguai, Peru, Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Nova Zelândia, África do Sul, Hong Kong, Iraque, Taiwan, Turquia, Egito, Sri Lanka, Índia (válido até 31 de dezembro de 2026) e países da ASEAN.

 

Os restantes passaportes necessitam de ter um visto para a Malásia (visto à chegada/e-visa) quando entram neste país e podem solicitar o e-visa através do link abaixo: https://www.imi.gov.my/index.php/en/main-services/visa/evisa-en/

 

Para mais detalhes sobre os países que necessitam ou não de solicitar o visto (isenção de visto), abra o link abaixo do governo da Malásia:

https://www.imi.gov.my/index.php/en/main-services/visa/visa-requirement-by-country

 

3.O que fazer e o que não fazer na Malásia

Leve dinheiro

Embora os cartões de crédito sejam aceites na maioria dos locais na Malásia, levar algum dinheiro é sempre uma boa ideia. Algumas lojas mais pequenas e bancas de comida podem aceitar apenas pagamentos em dinheiro, pelo que ter algum à mão será útil.

Barganha nos mercados

Regatear faz parte da diversão de fazer compras na Malásia, especialmente nos mercados movimentados e nas bancas de rua coloridas. Se encontrar algo que lhe agrade, mas o preço parecer elevado, não tenha medo de usar um pouco de bahasa Malaysia e perguntar ao vendedor: “Boleh kurang sikit?” (Pode fazer mais barato o preço?)

Leve um guarda-chuva quando passear pela cidade

Graças à localização tropical do país, as chuvas são curtas, repentinas e podem ser fortes. Assim, se é um viajante que está a explorar as cidades a pé, um guarda-chuva pode ajudá-lo neste caso.

Não subestime o tempo de deslocação

Pode parecer que com um transporte tão amplo e eficiente, consegue chegar aos aeroportos muito rapidamente. Mas não é esse o caso. Nas horas de ponta, Kuala Lumpur em particular e a Malásia em geral são famosas pelas suas estradas congestionadas. Assim, para evitar atrasos como voos perdidos, sugerimos que apanhe um táxi horas antes, calculando o tempo de trânsito.

Evite táxis – Use o aplicativo Grab

Para o transporte na Malásia, o Grab é o mais recomendado, uma vez que este serviço de transporte por aplicação oferece um preço muito acessível em comparação com os táxis tradicionais. O Grab é uma opção conveniente e fiável com a capacidade de acompanhar a sua viagem.

Não beba água da torneira

Tal como acontece com a maioria dos países asiáticos, não é seguro beber água da torneira. Comprar água potável engarrafada é muito barato e fácil quando se está nas ruas.

Não utilize a mão esquerda

Na cultura local Malásia, acredita-se que a mão esquerda é impura, por isso evite usá-la para tocar em alimentos ou passar itens a outras pessoas. Mostre boas maneiras usando a mão direita.

Não beba álcool

Se quiser beber álcool nas férias, lembre-se que a Malásia é um país predominantemente muçulmano, onde o consumo de bebidas alcoólicas não é muito aceite. Por isso, é melhor estar atento ao seu consumo de álcool e evitar beber em excesso em locais públicos.

Não traga carne de porco e bebidas alcoólicas para um restaurante muçulmano

As bebidas alcoólicas e os pratos com carne de porco não devem ser oferecidos aos muçulmanos, e a carne de vaca aos budistas e hindus. Os muçulmanos seguem as diretrizes alimentares halal, que restringem a carne de porco e as bebidas alcoólicas. Por isso, ao jantar num restaurante muçulmano na Malásia, é essencial estar familiarizado com as restrições alimentares.

Não dê dinheiro aos mendigos

Ao caminhar, pode encontrar mendigos na rua, geralmente crianças e mulheres com bebés. Ou podem aproximar-se de si sob o pretexto de angariar fundos para uma escola, orfanato, etc. Embora possa sentir-se tentado a ajudar, na verdade não o deve fazer. Estes mendigos fazem geralmente parte de um sindicato de mendigos. Podem ser vítimas de tráfico de pessoas. Dar-lhes dinheiro só vai tornar os traficantes mais ricos.

Não confunda os termos Malaio e Malásio

São muito diferentes, mas isso pode confundir muitas pessoas. Toda a gente que é da Malásia é malásia. Mas nem todo o Malásio é malaio. Os malaios são o maior grupo étnico do país. São muçulmanos e falam bahasa malaia como primeira língua. Os chineses e os indianos, que chegaram à Malásia no final dos anos 1700, são malásios . Referem-se a si próprios como malásios chineses ou malásios indianos. Não são muçulmanos, o bahasa não é a sua primeira língua e, por isso, não são malaios.

 

4.Comidas locais populares na Malásia

Roti Canai

O Roti Canai, um prato matinal adorado na Malásia, é o primeiro item que a maioria dos malaios mencionará se lhes perguntar sobre as suas especialidades. Esta cozinha tem raízes na cultura indiana. Os ovos, a farinha e a manteiga são misturados, espalhados numa camada fina numa assadeira e depois dobrados para fazer Roti Canai. É frequentemente consumido com caril, tem apenas um miolo macio e uma casca muito crocante.

 

Chicken Curry – Caril de Frango

O frango será cortado em pedaços e cozinhado num molho chamado rempah com especiarias como açafrão, stop, erva-príncipe, pimenta e camarão em pó. De seguida, o chef irá adicionar um pouco de leite de coco para criar um sabor rico que se mistura com o sabor picante do rempah e da carne macia. Os visitantes devem experimentar o caril de frango com arroz branco/massa para descobrir a singularidade da Malásia.

 

Satay – Espetadas grelhadas

O Satay, ou espetadas de porco grelhado, é um petisco popular na lista de iguarias da Malásia. Todos os tipos de marisco e carne são meticulosamente marinados com especiarias antes de serem cozinhados no carvão, emitindo um aroma poderoso que cativa qualquer transeunte. Os vendedores de satay com pilhas de deliciosos espetos de carne de porco de todas as variedades podem ser encontrados em todas as regiões da Malásia, principalmente nos mercados noturnos.

 

Nasi Lemak

Esta refeição é composta por arroz branco envolto em folhas de bananeira verde e coberto com amendoins torrados, molho sambal picante, anchovas secas, ovos e pepinos. Ocasionalmente, a carne de aves ou o marisco também podem ser utilizados nesta refeição de arroz.

 

Hainanese Chicken Rice – Arroz de Frango Hainanês

O arroz com frango Hainanese é, sem dúvida, uma especialidade da Malásia. Se o Roti Canai é um prato indiano, o arroz de frango Hainanês é um prato chinês que foi adaptado às preferências locais. O arroz é imediatamente cozido no caldo de galinha depois de o frango macio ser fervido e arrefecido. Para dar um sabor forte ao molho, combinam-se alho, gengibre e pimenta.

 

Mee Goreng

Uma das inúmeras receitas de massa exclusivas da Malásia é o Mee Goreng. O componente mais popular é o macarrão amarelo, que é cozinhado com chalotas, pimenta e molho de soja antes de ser coberto com carne, camarão e legumes. Pode-se argumentar que esta refeição é uma “especialidade de rua” separada entre os habitantes locais devido à sua enorme popularidade.

 

Rendang

Que pratos são exclusivos da Malásia? A indispensável vaca rendang deve ser a solução. Este prato, apesar de ser preparado com carne de vaca, é essencialmente um caril. O rendang de carne de vaca tem um sabor picante forte combinado com um sabor agridoce, uma vez que o gengibre, o açafrão, a pimenta e o limão kaffir estão incluídos na receita. Além da carne de vaca, este caril também vem em “versões” com frango, peixe ou vegetais.

Jason
    O meu nome é Tu Dao (Jason), CEO e Fundador da Style Travel. Compreendo que viajar para qualquer país com diferenças de língua e cultura pode ser um pouco difícil, especialmente para aqueles que estão a visitar o país pela primeira vez. Assim, gostaria de partilhar notícias e experiências sobre turismo, na esperança de que sejam úteis para a sua viagem pela Ásia. Desejo que você e a sua família tenham uma ótima experiência ao viajar para os nossos países. Boa viagem - com segurança e alegria!